Dentro de uma empresa, os indicadores de desempenho têm um papel muito relevante para o bom desenvolvimento de tal, pois auxiliam o empresário na gestão do seu empreendimento e permitem que a empresa tenha metas concretas e saiba planejá-las para alcançá-las, visando melhorar seu desempenho.

Quando se tem as metas claras e uma boa gestão de indicadores, é possível realizar mudanças no ambiente de trabalho de modo a maximizar seu desempenho, proporcionando estabilidade no mercado. Além de possibilitar mais qualidade na tomada de decisões em um curto espaço de tempo, ocasionando grandes impactos no ambiente empresarial.

O uso de indicadores de desempenho não é apenas usado em grandes empresas, nas pequenas empresas ele também tem um papel fundamental, pois permitem avaliar a viabilidade do negócio e também saber mais sobre a concorrência na área.

Para melhor compreensão, os indicadores de desempenho são divididos em dois grupos:

– Indicadores de desempenho estratégicos: Trabalham com as metas da empresa e com comparações das ações de gestões anteriores com as atuais.

– Indicadores de desempenho de qualidade: Visam trabalhar com possíveis falhas na produção de produtos, na gerência ou na prestação de serviços e consertar essas falhas.

Ainda existe outras divisões para indicadores de qualidade, como os:

– Finanças: fazem o diagnóstico da saúde financeira da empresa

– Vendas: controlam dados como a taxa de sucesso em vendas, o faturamento por vendas e o ticket médio

– Recursos humanos: analisam os colaboradores da empresa, como a sua satisfação com o ambiente de trabalho e a rotatividade de funcionários.

Conclui-se que, a empresa que faz o uso dos indicadores de desempenho, aumenta-os bastante. E que para empresas que estão começando, eles têm ainda mais importância, possibilitando traçar planos e metas para garantir estabilidade nos negócios.

Leave a Reply