Hoje, vamos explicar como funciona o Capital Social para o Microempreendedor Individual (MEI).

Para quem é MEI, não necessita de um contrato social, mas não quer dizer que não precise ter um Capital Social.

Para melhor compreensão, Capital Social é o valor que o empreendedor inicialmente investe para montar seu negócio e mantê-lo em funcionamento até ele gerar lucro, e nesse valor está incluso os materiais necessários para começar uma empresa, como equipamentos, móveis, matéria prima, aluguel entre outros serviços.

Existe uma facilidade em ser uma empresa MEI: não é necessário um investimento real (concreto), enquanto em outras empresas é, mas mesmo assim é importante declarar o valor que será investido para o negócio funcionar até ele começar a rentabilizar.

Não se deve confundir Capital Social com faturamento. Capital Social é a soma dos custos necessários para iniciar o negócio e manter-se até começar a faturar e render lucro. O faturamento é o valor gerado pelos serviços prestados ou produtos vendidos pelo Microempreendedor Individual.

Um fator importante a respeito do faturamento mensal da empresa é que, para continuar como MEI, não pode ultrapassar o limite de R$ 81.000,00 por ano e só poderá ter um funcionário, além do empreendedor.

Para abrir um MEI, é muito simples e totalmente de forma online, você só precisa acessar o Portal do Empreendedor e seguir alguns passos:

– 1° Passo: Não pode participar de outra empresa como sócio ou titular; Faturar até R$ 81.000 por ano.

– 2° Passo: Criar uma conta Gov.br, assim permitindo acessar diversos serviços públicos digitais, tudo online.

– 3° Passo: Preencher os dados necessários no Portal do Empreendedor, seguindo as orientações do site.

– 4° Passo: Criar um nome fantasia para sua empresa e definir a atividade que irá realizar, e onde irá atuar.

– 5° Passo: Definir o local e informar o CEP de onde irá funcionar.

– 6° Passo: Emitir o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), assim comprovando a inscrição como MEI, com o CNPJ e número do registro na Junta Comercial.

Leave a Reply