O ano de 2021 já se iniciou e a maioria das empresas já voltaram das férias e começam a organizar a rotina e os planos para o decorrer do ano.

A organização é uma grande aliada dos empresários, pois através dela é possível traçar planos mais objetivos e vislumbrar os resultados.

Para os Microempreendedores Individuais (MEI) não é diferente. Mesmo em empresas de pequeno porte é muito importante manter a organização e ficar de olho em datas e prazos para não ser pego de surpresa e acabar tendo algum prejuízo.

Todo o início de ano o MEI precisa ficar atento a algumas obrigações para estar com a empresa regular. São elas:

Atualização do valor DAS: o boleto DAS é o recolhimento das contribuições que o microempreendedor individual faz todo o mês. Em decorrência da alteração do salário mínimo, todo início do ano o valor do recolhimento dessa guia é reajustado também. É sempre bom já se antecipar e estar programado para não haver enganos na hora do recolhimento.

Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor (DASN-SIMEI): até o dia 31 de maio, deve-se fazer a declaração anual de faturamento, referente ao ano anterior. O valor a ser declarado é referente as vendas e valores brutos, e também, deve ser declarado se teve funcionário na empresa. Se você fechou o ano de 2020 com limite acima de 20% seu prazo é menor para fazer a declaração. Procure um contador, você irá precisar.

Alvará de funcionamento: com a lei da liberdade econômica de 2020 os MEI’s não precisam mais de alvará de funcionamento. Mas para ter certeza de que está tudo ok, verifique as leis do seu município de estabelecimento.

Mudança do MEI para Simples Nacional: se a sua empresa cresceu e aumentou o faturamento, passando dos 81 mil reais anual, é hora de mudar a empresa para o Simples Nacional. Essa opção pode ser feita até dia 31 de janeiro, então fique esperto para não perder o prazo.

A maioria das obrigações o próprio microempreendedor pode fazer pelo portal do MEI. Mas caso tenha alguma dúvida, tenha ultrapassado o limite de faturamento ou esteja com obrigações atrasadas, é importante procurar uma contabilidade para dar a devida atenção as questões para que você e sua empresa não tenham maiores problemas no futuro.

Agora que você já sabe os prazos e obrigações do MEI para 2021, é só organizar a agenda e ficar atento as datas. Hora de conferir todos os documentos e organizar a empresa para fazer de 2021 um ano de muito trabalho e produtividade.

A Eleve está sempre a disposição para tirar dúvidas e auxiliar os microempreendedores a estarem com suas empresas regulares e crescendo a cada dia. Buscamos sempre elevar os resultados de uma forma humana, alinhada com a tecnologia e inovação.

Eleve Consultiva – Mais que Contabilidade.

Leave a Reply